Uma grande liderança não se resume apenas a estratégia, visão ou atingir o desempenho desejado. Trata-se também de compreender e atender às diversas necessidades da sua equipe.
Marcel Schwantes, palestrante, executivo e conhecido por seu trabalho com grandes lideranças, engajamento de funcionários e cultura organizacional escreveu um artigo para a revista Inc. Magazine em que aborda os principais erros cometidos por grandes líderes — e como evita-los.
Os 5 erros que líderes devem evitar
1 - Sufocar os talentos de seus funcionários
As pessoas querem usar seus talentos, não apenas cumprir descrições de cargos. Os melhores líderes se aproximam o suficiente de seus funcionários para descobrir seus pontos fortes e, em seguida, os liberam para usar esses talentos.
Dica prática: Realize reuniões individuais regulares com os funcionários para entender o que os motiva e como eles podem contribuir melhor. Isso aumenta o engajamento e a confiança.
2 - Reter informações
Uma das maneiras mais rápidas de perder a confiança como líder é reter informações. Por que os líderes fazem isso? É uma questão de controle. No entanto, o controle por meio do sigilo erode a confiança e prejudica a colaboração.
Dica Prática: Pratique a transparência. Compartilhe o máximo de informações possível com sua equipe para promover uma cultura de confiança e comunicação aberta.
3 - Controle excessivo
O desejo de controle é contraproducente. Pessoas que se sentem manipuladas relatam baixa criatividade, colaboração mínima e pouca segurança emocional. Embora muitas vezes bem-intencionados, os chefes que atuam dessa forma perdem a visão mais ampla da liderança — capacitar os outros para se destacarem.
Dica Prática: Mude de gerenciar tarefas para gerenciar resultados. Estabeleça metas claras e, em seguida, dê à sua equipe autonomia para alcançá-las.
4 - Sempre precisar dar a última palavra
Líderes que sempre precisam dar a última palavra ou estarem "certos" demonstram baixa inteligência emocional. Quando isso acontece, os membros da equipe tornam-se passivos e desengajados porque suas contribuições não são valorizadas, especialmente em tempos de crise ou mudança, quando a colaboração é crucial.
Dica Prática: Construa uma cultura de escuta. Busque a opinião da sua equipe e mostre que suas vozes importam, especialmente em decisões difíceis.
5 - Não estar disponível
Embora reuniões estratégicas de alto nível com outros gerentes e executivos possam ser necessárias para planejamento e entrega de resultados de negócios, preencher sua agenda com elas às custas do tempo cara a cara com os funcionários envia a mensagem errada. Quando você some, os funcionários podem se sentir desvalorizados ou que suas preocupações não são importantes.
Dica Prática: Reserve blocos de tempo para reuniões individuais ou horários de atendimento abertos, onde os membros da equipe possam fazer perguntas, buscar orientação ou apenas conversar. Isso sinaliza que você é acessível e está investindo no sucesso deles.
Voltar para a listagem de notícias